Existem 5 jogadores no site neste momento.
 
• Home
• Histórico
• Dicionário
• Regras Disponíveis
• Jogos On-Line
• Mágicas
• Fale Conosco
• Cadastre-se
 

 

Tranca

Tranca : Jogo de Raciocínio para 4 participantes.

Origem

Conhecida como Canastra Uruguaia, na verdade, a origem da Tranca é desconhecida, como aliás assim é com a maioria dos jogos de cartas. Este jogo também é conhecido como Canastra Argentina.


Participantes

O jogo de Tranca é disputado por duas duplas que se sentam de forma alternada.


Baralho

Para o jogo de Tranca utilizam-se dois baralhos comuns de 52 cartas de onde são retirados os curingas.

Retirar os Curingas


Valor

Para a contagem de pontos ao final da mão cada carta valerá 10 pontos independente de seu valor facial.
Os 02 serão utilizados como curingas e servem para compor jogos como será detalhado no tópico REGRAS.

Utilizam-se como Curingas
2
2
2
2
2
2
2
2
Os 03 vermelhos valem 100 pontos cada um, estes pontos podem ser positivos ou negativos, conforme será detalhado no tópico REGRAS.
Valem 100 Pontos
3
3
3
3
Os 03 pretos não podem ser utilizados para compor jogos, somente serão utilizados para descarte e para trancar o jogo como veremos no tópico REGRAS.
Não podem ser utilizados para compor jogos, trancam o jogo
3
3
3
3


Objetivo

O objetivo do jogo é a dupla fazer o maior número de pontos possível e completar antes da dupla adversária o total de pontos estipulado para vencer a partida.


Regras

O carteador será escolhido por sorteio, e será o jogador que tirar a carta mais alta do baralho.
Escolhido o carteador, este procederá o embaralhamento das cartas e as oferecerá ao jogador à sua esquerda, que procederá o corte. Enquanto o carteador distribui as cartas (Onze para cada jogador, uma a uma), iniciando pelo jogador da sua direita, o jogador que procedeu o corte separará dois montes, de onze cartas cada um, e os colocará ao seu lado com a face das cartas para baixo, estes montes recebem o nome de morto.
As cartas não utilizadas na distribuição e na separação do morto serão agrupadas e colocadas no centro da mesa com a face voltada para baixo, este é o monte de compras.


O primeiro jogador a direita do carteador inicia o jogo comprando uma carta do monte de compras e fazendo a troca dos 03 vermelhos que estiverem na sua mão, ou seja para cada 03 vermelho, que serão separados e colocados ao seu lado, o jogador deverá comprar uma carta do monte de compras. O procedimento de troca dos 03 vermelhos será efetuada por cada jogador na sua vez de jogar.
Cada jogador, na sua vez, poderá baixar jogos, estes jogos deverão ser colocados sobre a mesa na frente de um dos jogadores da dupla, e sempre que um dos jogadores da dupla baixar jogos deverá baixar do mesmo lado onde foram baixados os primeiros jogos.
Somente poderão ser baixados jogos com no mínimo três cartas do mesmo naipe, em sequência como por ex: 05, 06 e 07 de paus.

Mínimo de 03 cartas para se baixar jogos
5
5
6
6
7
7

As sequências só podem ser montadas a partir do 04, não sendo permitido o uso do 03 para compor jogos.
As sequências poderão ser compostas também por duas cartas de um mesmo naipe acompanhadas de um curinga como por ex: 07 e 08 de espadas e curinga de copas.

Sequência com curinga
7
7
8
8
2
2

Para efeito de montagem de jogos o Às é colocado depois do Rei.

Para cada carta que o jogador comprar do monte de compras ele deverá descartar uma carta, as cartas descartadas e com a face para cima, formarão um monte que é chamado de lixo ou bagaço.
Para comprar o lixo o jogador deverá justificar a compra, isto é, deverá ter em sua mãos duas cartas com as quais a carta de cima do lixo possa ser combinada, como por ex: o jogador tem nas mãos o 09 e o 10 de ouros e a última carta descartada sobre o lixo é um Valete de ouros, o jogador poderá comprar o Valete de ouros e descer o jogo sobre a mesa (o jogador porém será obrigado a comprar todas as cartas do lixo, e poderá também combina-las com outras que estiverem na sua mão e descer os jogos na mesa e então descartar uma carta).

O jogador que quiser impedir que o lixo seja comprado pelo jogador seguinte poderá trancar o jogo descartando um 03 preto obrigando com isto que o jogador seguinte compre sua carta do monte de compras.
Para descer jogos o mínimo de cartas será três de um mesmo naipe ou jogos com um curinga e duas cartas do mesmo naipe, os jogos sobre a mesa poderão ser complementados por outras cartas baixadas pelo próprio jogador ou pelo seu parceiro (as cartas só poderão ser baixadas na vez de cada jogador). Os jogos com sete ou mais cartas serão chamados de canastra, se for de sete cartas do mesmo naipe a canastra será limpa e valerá 200 pontos na contagem final, se for de seis cartas de um mesmo naipe e um curinga a canastra será suja e valerá 100 pontos (mesmo que o curinga seja do mesmo naipe da sequência a canastra será considerada suja).

Canastra Limpa
Vale 200 pontos

Canastra Suja
Vale 100 pontos

Os jogadores poderão montar jogos de cartas de um mesmo valor, as chamadas lavadeiras, porém normalmente só se permitem as lavadeiras de 04, 05, Rei e Às. Para que sejam montadas lavadeiras de outras cartas deverá haver um acordo prévio entre os jogadores. Os jogos de lavadeiras também podem se transformar em canastras seguindo as mesmas regras das canastras de sequência, como por ex: sete Ases formam uma canastra limpa ou seis Ases e um curinga formam uma canastra suja.

Para “bater” a dupla obrigatoriamente deverá ter feito uma canastra (limpa ou suja)

O jogador que primeiro conseguir baixar todas as suas cartas deverá comprar um dos montes reservados no início do jogo : o morto (caso, para comprar o morto, o jogador baixar todas as cartas e não tiver descarte, poderá baixar todos os jogos que estiverem no morto e descartar uma carta que não lhe servir. Se descartar para comprar o morto só poderá mexer no morto na sua próxima jogada, caso a dupla adversária já tenha comprado o morto e bata antes da vez do jogador que acabou de comprar o morto a sua dupla será penalizada com a perda de 100 pontos). O jogador parceiro do que comprou o morto não poderá comprar o outro morto que só poderá ser comprado por um dos jogadores da dupla adversária.

O jogo segue dentro das mesmas regras, porém só poderá bater a partida o jogador da dupla que já tenha comprado o morto.
Caso o monte de compras tenha acabado e exista morto disponível, este será colocado como monte de compras e o jogo segue até que um dos jogadores bata, caso as cartas do morto, que foram para a mesa, também acabem e se não houver outro morto disponível a partida acaba sem que nenhuma dupla tenha batido. Caso esta situação aconteça a dupla que não pegou o morto terá dedução de 100 pontos na contagem, se as duas duplas não pegaram o morto e não existam mais cartas na mesa o jogo é dado como acabado e nenhuma dupla será penalizada.

CONTANDO OS PONTOS

Encerrada a mão os pontos serão contados da seguinte forma:
A dupla que bateu recebe 100 pontos pela batida.
Para cada canastra Limpa serão contados 200 pontos.
Para cada canastra suja serão contados 100 pontos.
Para cada 03 vermelhos serão contados 100 pontos (Caso a dupla não tenha canastra os 03 vermelhos valerão 100 pontos negativos e deverão ser deduzidos da soma final).
A dupla que não conseguir comprar o morto será penalizada com 100 pontos negativos.
Para cada carta baixada na mesa serão contados 10 pontos independente de formarem ou não canastras.

Lembre-se sem canastra os 03 vermelhos serão contados como pontos negativos (100 pontos para cada 03 vermelho).

Para cada carta que ficar na mão dos jogadores será deduzido 10 pontos.
Exemplo de contagem de pontos :
Um dos parceiros da dupla que bateu fica com 05 cartas na mão.
A dupla tem duas canastras limpas e uma suja.
A dupla tem dois 03 Vermelhos.
A dupla tem um jogo de três cartas, um jogo de quatro cartas e dois jogos de cinco cartas.

A contagem será :
100 pontos pela batida
400 pontos pelas canastras limpas (200 pontos de cada)
100 pontos pela canastra suja
300 pontos pelos 03 Vermelhos (pois a dupla fez canastra)
410 pontos pelas cartas baixadas (14 cartas das canastras limpas, 07 da canastra suja, 03 dos 03 Vermelhos, 03 pelo jogo de três cartas, 04 pelo jogo de quatro cartas, 10 pelos 2 jogos de cinco cartas = a 41 cartas a 10 pontos cada = 410 pontos).
Total = 1.310 pontos positivos dos quais deduz-se 50 pontos pelas 05 cartas não descartadas.
Total final = 1.260 pontos
A contagem dos pontos da outra dupla é idêntica, havendo, porém, caso a dupla não tenha conseguido comprar o morto a dedução de 100 pontos.

Para “bater” a dupla obrigatoriamente deverá ter comprado o “morto”.

Os pontos serão anotados em papel à parte e vencerá a dupla que primeiro somar 2.000 pontos, este total deverá ser combinado antes do início do jogo, e deverão ser jogadas quantas mãos forem necessárias para se atingir o total estipulado.


Observações

Em alguns lugares, na contagem de pontos, ainda existe a contagem negativa de 100 pontos para cada 03 preto para a dupla que, ao terminar o jogo, os tiver em seu poder. Esta situação porém deverá ser combinada previamente.

O jogador que iniciar o jogo, comprando a primeira carta poderá descarta-lá e comprar outra dizendo - A primeira não me serve. Esta situação só vale para o primeiro jogador a comprar.

Quando um jogador comprar a última carta do monte de compras, bater e ainda houver um “morto” na mesa ele poderá pegar o morto e tentar fazer jogos com ele, caso existam no morto cartas 03 vermelhas elas não poderão ser trocadas por outras mas contarão 100 pontos cada uma para a dupla, desde que a dupla já tenha feito pelo menos uma canastra.


Todos os direitos de copyright reservados a PageRank