Existem 3 jogadores no site neste momento.
 
• Home
• Histórico
• Dicionário
• Regras Disponíveis
• Jogos On-Line
• Mágicas
• Fale Conosco
• Cadastre-se
 

 

Sueca

Sueca : Jogo de Raciocínio para 4 participantes.

Origem

O jogo de Sueca foi introduzido no Brasil pelos Portugueses, embora na verdade não se saiba a origem verdadeira do jogo. Bastante popular o jogo é praticado em todo o pais e em todas as camadas sociais.


Participantes

Participam Apenas 04 jogadores divididos em duas duplas que se sentam em posições alternadas na mesa.


Baralho

Utiliza-se um baralho comum de 52 cartas retirando-se os curingas e todos os 8,9 e 10 de todos os naipes, ficando o baralho com 40 cartas.

São Retirados
8
8
8
8
8
8
8
8
9
9
9
9
9
9
9
9
10
10
10
10
10
10
10
10


Valor

Por ser um jogo de trunfos a carta que representa o trunfo deverá ser escolhida a cada rodada esta carta terá valor maior que todas as outras.
O Ás vale 11 pontos, o 7 (chamado de manilha) vale 10 pontos, o Rei vale 04 pontos, o Valete vale 03 pontos e a Dama vale 02 pontos.

A
A
Todos os naipes
valem 11 pontos cada
7
7
Todos os naipes
valem 10 pontos cada
Chamado Manilha
K
K
Todos os naipes
valem 4 pontos cada
J
J
Todos os naipes
valem 3 pontos cada
Q
Q
Todos os naipes
valem 2 pontos cada

As demais cartas não tem valor e não valem pontos, mas na relação entre si valerá o valor facial de cada uma: o 6 é maior que o 5 que é maior que o 4 e assim por diante.


Objetivo

Ganhar as rodadas fazendo o maior número de pontos possíveis, nem sempre a dupla que ganha mais rodadas vence o jogo, por isto é importante ganhar as rodadas onde são disputados mais pontos.


Regras

O carteador será escolhido por meio de sorteio, poderá ser, por exemplo, aquele que tirar a carta mais alta do baralho.
Após embaralhar o carteador inicia a distribuição pelo jogador colocado à sua esquerda e as distribuirá uma a uma, ficando cada jogador com 10 cartas.
O carteador após examinar suas cartas deverá anunciar o trunfo daquela rodada, ou seja deverá anunciar o naipe de sua preferência (normalmente aquele que ele mais tiver nas mãos), o trunfo escolhido não será alterado por 10 rodadas que é o número de rodadas de cada mão.

O carteador iniciará o jogo descartando uma carta aberta (não há necessidade que seja um trunfo, o jogador à esquerda do carteador também deverá obrigatoriamente descartar uma carta que seja do mesmo naipe descartado anteriormente e o jogo segue desta forma, caso um dos jogadores não tenha carta do mesmo naipe descartado poderá descartar qualquer outra carta, até mesmo uma carta trunfo (mas apenas se não tiver carta do naipe descartado),
Ganha a rodada e recolhe as cartas da mesa o jogador que descartar a carta mais alta de acordo com os seguintes valores:

Ás vale 11 pontos
Sete vale 10 pontos
Rei vale 04 pontos
Valete vale 03 pontos
Dama vale 02 pontos

As demais cartas não tem valor se comparadas com estas acima e só terão valor num jogo em que não tenham sido descartas qualquer das cartas acima, porém na contagem de pontos não terão valor, ou seja: recolherá as cartas da mesa o jogador que descartar a maior carta entre as cartas 6,5,4,3 e 2.

O jogador que ganhar a rodada recolhe as cartas e as coloca ao seu lado e inicia a rodada seguinte.
Quando um jogador não tiver uma carta do naipe que está em jogo e descartar um trunfo ganhará a rodada, pois o trunfo é maior que qualquer outra carta, ou seja: mesmo que esteja na mesa um Ás e o trunfo descartado seja um 4 o trunfo ganhará a rodada, esta manobra é chamada de cortar com trunfo.
Quando não tiver cartas do naipe descartado o jogador não será obrigado a jogar um trunfo e poderá descartar qualquer outra carta (claro que assim não terá como ganhar a rodada).

Cada mão é composta de 10 rodadas e será vencedora a dupla que somar mais pontos e não a dupla que ganhar mais rodadas. Somente valem pontos os Áses, os Setes, os Reis, as Valetes e as Damas de acordo com os valores acima descritos.
Ganhará o jogo a dupla que conquistar 04 pontos ou seja ao final das rodadas soma se os pontos das cartas e como todos os Áses, Setes, Reis, Valetes e Damas juntos somam 120 pontos a dupla que fizer 61 pontos ganha a rodada marcando um ponto, ganhará o jogo a dupla que fizer 04 pontos.
Se uma dupla fizer 90 pontos ganhará, na contagem, 02 pontos.

Se uma dupla já tem 01 ponto e faz 120 pontos na rodada seguinte marcará 03 pontos e ganhará o jogo.
Se houver empate de 60 pontos na contagem das cartas cada dupla ganha um ponto.
A rodada seguinte terá com carteador o jogador sentado à esquerda do primeiro carteador.


Observações

Quando um jogador não tem cartas do naipe em jogo diz –se que o jogo está “ baldado “ e esta é uma condição importante que o parceiro deverá observar com relação a seu companheiro, abrindo jogos com cartas que permitam seu parceiro fazer os cortes com trunfos.
Brevemente serão publicadas dicas sobre estratégias para o jogo e comunicação entre os parceiros.


Todos os direitos de copyright reservados a PageRank