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Sete e Meio

Sete e Meio : Jogo de Raciocínio para Mais de 8 participantes.

Origem

Embora seja aceita, pela maioria dos jogadores e apreciadores de jogos de cartas, a teoria de que o sete e meio seja originário da Espanha, a verdade é que o jogo tem origem desconhecida.

Antes de seguir as regras que hoje conhecemos o sete e meio era um jogo de apostas muito simples: O baralho era embaralhado e os participantes apenas deviam adivinhar e apostar que a primeira carta a ser virada seria um sete, em seguida deveriam apostar e adivinhar que a carta seguinte seria uma figura.


Participantes

Podem participar de 02 a 10 jogadores. Mas o número ideal é de 08 jogadores.


Baralho

Utiliza-se um baralho comum de 52 cartas sem os curingas e do qual são retiradas as cartas 08, 09, 10 de todos os naipe.

São Retirados
8
8
8
8
8
8
8
8
9
9
9
9
9
9
9
9
10
10
10
10
10
10
10
10


Valor

No Sete e Meio os valores das cartas são: As figuras (Valete, Dama e Rei) valem MEIO.
O Ás vale 1.

Valem 1/2 ponto
J
J
J
J
J
J
J
J
Q
Q
Q
Q
Q
Q
Q
Q
K
K
K
K
K
K
K
K

Valem 1 ponto
A
A
A
A
A
A
A
A
As demais cartas valem o seu valor facial, ou seja: 02 vale 2, 03 vale 3, 04 vale 4 e assim por diante.


Objetivo

Conseguir somar com as cartas que receber Sete pontos e Meio, ou conseguir chegar o mais próximo disto.


Regras

Antes de se iniciar o jogo deverá ser escolhido o banqueiro, ou seja aquele que bancara as apostas dos jogadores, a escolha poderá ser por sorteio.
O banqueiro, depois de embaralhar as cartas, oferecerá o maço para ser cortado (não existe ordem para o corte, qualquer jogador poderá cortar).
feito o corte o banqueiro distribuirá 1 carta para cada jogador a partir da sua direita, e também colocará uma carta para si próprio.
Cada jogador poderá examinar a carta recebida, mas não poderá mostra-lá para ninguém, não poderá vira-lá com a face para cima, não poderá fazer comentários a seu respeito, somente poderá examina-lá.

O jogo propriamente dito começa com o primeiro jogador à direita da banca fazendo sua aposta (antes de iniciar o jogo, e de comum acordo, os jogadores devem estipular o mínimo e o máximo de apostas possíveis por jogador), este primeiro jogador terá duas opções: pedir ou parar.
PEDINDO CARTAS

Caso o jogador ache que seu jogo é fraco pedirá carta ao banqueiro, o jogador pode decidir se quer receber a carta aberta ou fechada, se quiser receber aberta deverá manter sua primeira carta fechada sob a mesa, a banca deverá então lhe entregar uma carta aberta para que todos possam ver o valor da carta, o jogador poderá pedir uma segunda carta e até uma terceira e quarta cartas dependendo de quantos pontos esteja em seu poder, poderá a cada pedida de carta aumentar sua aposta (dentro do limite pré convencionado), quando achar suficiente poderá deixar de pedir cartas e parar, passando a vez para o próximo jogador.

O JOGADOR NÃO PODERÁ AUMENTAR SUA APOSTA QUANDO FIZER SETE E MEIO, OU SEJA: SE JÁ PEDIU, POR EXEMPLO 03 CARTAS, E ESTÁ COM SEIS PONTOS E MEIO E ACHA QUE PODE FAZER SETE E MEIO DEVERÁ AUMENTAR SUA APOSTA ANTES DE PEDIR A ÚLTIMA CARTA.

Se o jogador quiser receber suas cartas de maneira fechada deverá abrir sua primeira carta sobre a mesa, virando a face da mesma de maneira que todos possam ver seu valor, o banqueiro deverá então lhe entregar todas as cartas pedidas de maneira fechada (a sequência de jogadas será idêntica à descrita acima)

PARANDO

Dependendo da carta que recebeu e de sua forma de jogar o jogador poderá parar, ou seja dizendo paro o jogador deixa claro sua intenção de não pedir cartas, de que está satisfeito com o jogo que tem e cede a vez para o próximo jogador.

OS PONTOS

Quando pedir cartas o jogador correrá os seguintes riscos:
Somar mais de sete e meio pontos, o que é chamado de estouro, ou seja, o jogador perde tem de devolver as cartas ao banqueiro e pagar a aposta.
Não somar sete e meio, poderá então parar ou pedir nova carta.
Somar sete e meio, evidentemente não pedirá nova carta e passará a vez para o próximo jogador.

A BANCA

Depois de distribuir cartas a todos os jogadores o banqueiro abrirá a sua carta e a deixará à mostra para todos os jogadores visualizarem.
Depois que todos os jogadores fizerem suas jogadas o banqueiro fará as suas decidindo se para ou se pede cartas. Se pedir cartas deverá sempre coloca-las abertas sobre a mesa e poderá parar ou pedir mais cartas se desejar.
As possibilidades para o banqueiro são:
Se estourar pede para todos os jogadores que ainda estiverem no jogo.
Se fizer sete e meio ganha de todos os jogadores que ainda estiverem no jogo.
Se resolver parar antes de fazer sete e meio, chamará jogador por jogador e comparará os jogos recebendo as apostas de quem superar em número de pontos e pagando para quem perder em número de pontos.

O JOGADOR QUE FIZER SETE E MEIO RECEBERÁ SUA APOSTA PAGA EM DOBRO.

Encerrada a rodada reinicia-se o jogo obedecendo as mesmas regras.
A banca poderá ser “ comprada “ por outro jogador desde que o banqueiro deseje entrega-la e que outro jogador queira fazer a banca.


Observações

O jogador deverá considerar, de acordo com a primeira carta que recebeu, se é vantajoso pedir cartas de forma aberta ou fechada.
Normalmente se joga de forma aberta quando se recebeu uma primeira carta de valor baixo, por exemplo: Às, 02 ou 03.


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